Sobre a Viagens Fora de Série
A Viagens Fora de Série nasceu com um propósito claro: dar autonomia a viajantes que buscam liberdade, autenticidade e segurança em suas jornadas. Nesse sentido, acreditamos que planejar bem é o primeiro passo para viver uma viagem inesquecível.
Por isso, reunimos neste blog guias práticos, roteiros completos e dicas testadas para que não só casais, mas também famílias e viajantes independentes encontrem inspiração e, ao mesmo tempo, confiança para organizar cada detalhe.
Tudo o que escrevo aqui parte das minhs experiências pessoais e recomendações. Após quase 30 anos de turismo atuando nas mais diversas esferas dessa atividade econômica que movimenta bilhões todos anos, penso que agora, chegou a sua vez de brilhar! O planejamento de uma viagem se inicia com a inspiração, com o sonho. Depois, vem a parte técnica e financeira. E eu acredito que as viagens são objeto de desejo da maioria das pessoas atualmente. Se há 30 anos, quando comecei no turismo, viajar era coisa para pouquíssimos, e somente as agências de viagem poderiam comercializar serviços, hoje o acesso é livre e democrático. Tudo o que você precisa é uma fonta confiável de pesquisa e informações que sejam seguras e validadas. Isso com certeza, você encontrará aqui no blog!
Quem é a Patricia Feuser Melo?

A paixão pelas viagens
Viajar acompanhada é muito melhor
Certamente, a paixão por viagens me aproximou daquele que seria meu companheiro de jornadas e aventuras por toda vida, meu marido Anderson. Já formada e atuando na área, conheci o Anderson no grupo de jovens na igreja Luterana que frequentávamos em São José – SC, no bairro de Campinas, onde moramos atualmente. E assim, com as bençãos dos nossos pastores, famílias e amigos, namoramos e casamos em 8 meses, após alguns anos de convivência desinteressada. Inesperadamente, foi a faísca da ignição do motor da van que ele dirigia que nos inspirou e abriu caminhos para uma vida estruturada sobre o trabalho com transporte e o turismo, apoiada em muitas viagens e serviços de transporte. Não há como desassociar a vida que construímos ao longo de 21 anos de casamento das viagens e da necessidade de estar em movimento.
A trajetória no turismo
Morando em Blumenau enquanto ingressava na faculdade, procurei o guia da minha viagem de 15 anos para a Disney para me indicar uma vaga de estágio. Quis Deus que nessa mesma época ele estivesse abrindo sua própria agência de viagens e me ofereceu uma vaga de assistente. E assim, comecei minha carreira com aprendizados direto da fonte do melhor e maior conhecedor de viagens e roteiros que já tive a oportunidade de trabalhar: Luiz Goltz, grata a ti para sempre! Logo depois, foram algumas caminhadas e anos de aprendizagem (leia-se erros e acertos), veio a Orinter, a New Line, a Flying Carpet.
Nesta esteira, engravidei e depois que a Isabel nasceu, optei por me dedicar a um projeto de consultoria de um hotel em Pomerode – SC, que era um antigo investimento realizado pelo meu pai, porém fadado ao fracasso. Em suma, recuperamos o projeto e o investimento. Posteriormente, isso será assunto para um post incrível!
Home-office e maternidade
Assim, comecei minha jornada de trabalho home-office, em 2004, quando essa palavra ainda não existia no nosso vocabulário. Essa fase foi marcante para mim, pois foi a base de muito do que desenvolvemos nos anos futuros. Em um determinado momento, já não mais atuando no projeto do Hotel Oásis em Pomerode, apareceu um anúncio de classificado de jornal – onde o SESC estava buscando profissionais de turismo para implementar a nova operadora de turismo social. Mesmo grávida do Daniel, fui contratada e essa foi sem dúvida, a empresa mais humana que já trabalhei. A maternidade será tema aqui no blog, e o SESC com certeza ganhará um capítulo especial. Aqui nessa fase adquiri a certificação de Especialista em Desenvolvimento Local e Turismo Sustentável, pela OMT/ONU. Avançando um pouco nas páginas desse algum de retratos, nos jogamos de mala e cuia para Porto Alegre, onde vivemos quase 5 anos em uma fase incrívelmente produtiva de nossa família!
Dores do crescimento
Nesta fase crescemos 10 anos em 5! Em Porto Alegre, atuei em uma multinacional onde gerenciei operações de viagens em 13 países da América Latina, gerenciei programas de fidelidade e conheci profissionais incríveis! Obtive a certificação de Sig Sigma – Green Belt, na metodologia Lean, que me ensinou lições que carrego em várias áreas da minha vida. Além disso, o meu marido iniciou uma operação de transporte de passageiros muito bem sucedida e reconhecida no trade pelo profissionalismo e inovação. Lá nossos filhos conheceram o chimarrão, as danças gaúchas e sabem até onde fica o Alegrete! Vamos falar muito sobre esse tempo no Rio Grande do Sul! Aproveitamos muito nosso (pouco) tempo livre para visitar várias cidades da serra gaúcha: não só Gramado e Canela, mas também, Ivoti, Igrejinha, Morro Reuter, Dois Irmãos, Nova Petropólis, Picada Café, Lindolfo Collor , Bento Gonçalves e Caxias do Sul, entre tantos outros. Deixamos amizades lá que certamente se estenderão à eternidade.
De Volta à Santa Catarina
Quando o contrato na multinacional encerrou, recebi uma proposta para nos mudarmos para São Paulo. O desejo de retornar às nossas raízes foi mais forte do que proposta e assim, fomos morar no bairro dos nossos sonhors – a Pedra Branca em Palhoça. Ali vivemos anos muitíssimo felizes: retomamos e expandimos a operação de transporte de passageiros até ao ponto de sermos a única empresa na Grande Florianópolis autorizada a transportas passageiros da área da saúde durante a pandemia, com uma operação que envolveu 17 vans/microônibus. Meu networking se expandiu muito e fui Secretária da Comissão de Turismo da Prefeitura da Palhoça, criamos no núcelo de desenvolvimento turístico da ACIP e participei do projeto de implantação do Plano Nacional de Turismo. Tudo ia bem, até que a nuvem de Deus se moveu. Primeiro do nosso amplo sobrado para um apartamento de 85M2. E depois, para os Estados Unidos.
Tio Son na Terra do Tio Sam
Motivados pela pandemia e os efeitos devastadores no setor de turismo, fomos com 3 malas para os Estados Unidos, deixando tudo para trás em busca de um novo começo. Recebidos em New Jersey pela família do Anderson, conhecido como Tio Son, iniciamos uma jornada de quase 3 anos. Estabelecemos residência em Middletown, a 45 min de Nova York. Foi dessa experiência que nasceu a Lively Tours, nossa empresa de receptivo para brasileiros. Outros projetos floresceram e a Viagens Fora de Série é um deles. Nossos filhos aprenderam o idioma inglês fluentemente, nosso filho jogou futebol no time da cidade vizinha, nossa filha se formou com honras no High School. Sim são memórias que levaremos para sempre na mente e no coração.
Meu Brasil brasileiro
O som das cuícas e tambores retumbantes no fevereiro brasileiro já puderam ser ouvidos no momento em que pisamos em solo verde-amarelo. Sim, um misto de alegria e tristeza conflituavam em nossos corações e tivemos que voltar pois nossa permanência em solo americano não havia sido autorizada. Entre risos e lágrimas a volta foi doce como as frutas do verão e quentes como as águas de verão em Floripa. Um novo começo, um novo momento. E aqui estamos agora, reunindo as lembranças de uma vida de viagens, idas e vindas. Sem residência fixa, enquanto construímos nosso lar. É incrível a sensação que sinto nesse momento – como se uma avalanche de lembranças e informações explodisse da minha mente e transbordasse nessas linhas. Há muito o que escrever, mas principalmente, há muito o que compartilhar.
As viagens possíveis
Assim como Martin Luther King tinha um sonho, eu também tenho. Sonho com um mundo de viagens possíveis, acessíveis, mas extremamente transformadoras. Cada uma das viagens que fiz me modificou e levou uma parte de mim, assim como eu trouxe comigo, uma parte dela. Estou convicta de que as viagens são o meio mais rápido, mais poderoso e mais profundo de provocar mudanças em nós. Nem sempre as minhas viagens foram como planejei, nem sempre foram bem-sucedidas porém foram instrumentos eficazes para me moldar e me ensinar. E hoje pelas janelas dos aviões, vejo lá embaixo, pequenininha aquela menina de 4 anos que na sala de sua casa, queria conhecer o mundo. Meu sonho é realizar o sonho dela.
Reconhecimentos
Nossos guias e roteiros já ajudaram diversos viajantes a economizar tempo, a fim de reduzir inseguranças e aproveitar destinos de forma autêntica.
“Graças ao guia de Nova York, conseguimos montar nosso roteiro sozinhos e aproveitar a cidade sem perder tempo.” Silvana F.S., SP
“O roteiro da Itália foi fundamental para equilibrar cultura, gastronomia e momentos em família. Voltamos apaixonados!” Ivan C., SC
O que oferecemos
Aqui você encontrará muito mais do que recomendações de viagem.
Guias de viagem completos para destinos como Nova York, Itália, Portugal e outros.
Roteiros prontos e personalizados, adaptados a diferentes perfis de viajantes.
Dicas práticas de transporte, hospedagem, atrações e economia.
Conteúdo de qualidade, produzido com base em experiência real e curadoria especializada.
Não apenas nossa proposta se diferencia das agências e operadoras tradicionais como também ao invés de vender pacotes engessados, entregamos conhecimento acessível a fim de que você crie seu próprio caminho, de acordo com o que faz sentido para sua viagem.
Vamos planejar sua próxima viagem?
Se você também acredita que viajar é mais do que seguir um pacote pronto, este é o lugar certo. Explore nossos conteúdos, baixe nossos guias e descubra como tornar a sua experiência de viagem independente, prática e inesquecível.
